Comité Pernambucano da Campanha Nacional pelo Direito à Educação divulga ações da SAME 2016

Agora é Lei! Com o CAQi da Campanha, todo mundo ganha! Sem mais desigualdades, junt@s na diversidade, por uma educação pública de qualidade

Fonte e foto: Campanha Nacional pelo Direito à Educação

O Comitê Pernambucano pelo Direito à Educação divulga programação de atos da Semana de Ação Mundial (SAME) 2016, que este ano tem como temas o plano Nacional de Educação (PNE), o Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi). No Brasil, a SAME será realizada entre os dias 30 de maio e 03 de junho, mas em Pernambuco as discussões começam com prévias da Semana já nos dias 24 e 25 de maio, no Recife, capital do Estado.

A SAME é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de envolver a sociedade civil em ações de incidência política em prol do direito à educação. Lançada pela CME (Campanha Mundial pela Educação), a Semana exerce pressão sobre os governos para que cumpram os acordos internacionais da área, anteriormente o Programa Educação para Todos (Unesco, 2000) e, agora, os compromissos do Marco de Ação para a Educação 2030 (Unesco, 2015). No Brasil, a SAME é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com outros movimentos, organizações e redes. Para saber mais sobre a SAME 2016, acesse: http://semanadeacaomundial.org/2016/

No dia 24 de maio, haverá o Pré-Lançamento da SAME com a presença do Coordenador Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o cientista político Daniel Cara[1] e o Lançamento do livro “O CAQi e o novo papel da União no financiamento da Educação Básica” do Professor Luiz Araújo[2]. O encontro será na Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), no Auditório do 5º andar, às 19h.

Os outros Comitês Regionais da Campanha Nacional pelo Direito à Educação também estão organizando suas ações no âmbito da SAME 2016. Acompanhe aqui as atualizações das atividades pelo país!

No dia 25 de maio, acontece a Reunião Ampliada do Fórum de Educação Infantil de Pernambuco (FEIPE), com o tema: O Financiamento da Educação Básica: o CAQi. O encontro, que será realizado no Auditório do Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (CEGOE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no bairro de Dois Irmãos, contará com palestra do Coordenado da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara e do Professor Luiz Araújo.

No dia 30 de maio, será realizada uma Aula Pública com o tema “O Financiamento da Educação Pública: o CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial)”, com o Professor da Universidade de São Paulo (USP), José Marcelino de Rezende Pinto[3], especialista em financiamento da educação pública. A Aula Pública acontecerá em (local a confirmar), das 9h às 12h.

Serviço

Terça (24/05): 19h - Pré-Lançamento da Semana de Ação Mundial e Lançamento do livro “O CAQi e o novo papel da União no financiamento da Educação Básica”. Auditório do 5º andar da FAFIRE (Av. Conde da Boa Vista, 921, Boa Vista - Recife).

Quarta (25/05): 08h - Reunião Ampliada do Fórum de Educação Infantil de Pernambuco: “Custo Aluno-Qualidade Inicial e Sistema Nacional de Educação: Perspectivas para a Educação Infantil.” Auditório do CEGOE / Universidade Federal Rural de Pernambuco (Av. Manuel de Medeiros, s/n, bairro de Dois Irmãos, Recife).

Segunda (30/05): 09h - Aula Pública: “O Financiamento da Educação Pública: o CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial).”

[1] Daniel Cara é doutorando em Educação (Universidade de São Paulo – USP), mestre em Ciência Política (USP) e bacharel em Ciências Sociais (USP). Atualmente é coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (desde 2006). É membro titular do Fórum Nacional de Educação (desde 2010). E foi vencedor do Prêmio Darcy Ribeiro 2015, concedido pela Câmara dos Deputados, em nome do Congresso Nacional.

[2] Luiz Araújo é professor, doutor em políticas públicas em educação pela Universidade de São Paulo (USP). Foi secretário de educação de Belém (1997-2002), presidente do INEP (2003-2004), assessor de financiamento educacional da UNDIME Nacional (2004-2006) e Consultor Educacional da UNDIME Nacional (2010/2011). Atualmente é Professor de Educação da UNB.

[3] José Marcelino de Rezende Pinto é Licenciado em Física e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Atualmente é professor associado da USP. Tem experiência na área de Política e Gestão Educacional com ênfase em financiamento da Educação, municipalização do ensino, regime federativo e educação do campo.