Brasil: SAME 2016 enfocará incidencia por recursos para una educación pública y de calidad

A SAME 2016 no Brasil terá o seguinte lema: “Agora é Lei! Com o CAQi [Custo Aluno-Qualidade Inicial] da Campanha, todo mundo ganha. Sem mais desigualdades, junt@s na diversidade por uma educação pública de qualidade”

Foto: Global Humanitaria
Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação do Brasil

A Semana de Ação Mundial pela Educação (SAME) 2016 no Brasil terá o seguinte lema: “Agora é Lei! Com o CAQi [Custo Aluno-Qualidade Inicial] da Campanha, todo mundo ganha. Sem mais desigualdades, junt@s na diversidade por uma educação pública de qualidade”, e acontecerá entre os dias 30 de maio e 03 de junho - lembrando que em 25 de junho de 2014 foi sancionada a Lei 13.005/2014, que trata do Plano Nacional de Educação para os próximos 10 anos. O grande objetivo será pressionar os líderes e políticos para que cumpram tratados e leis, no sentido de garantir educação pública, gratuita, e de qualidade para todas/os

O tema da SAME 2016 em nível mundial, "Financiando o futuro: por mais recursos para o direito à educação", no Brasil, será contextualizado com as discussões sobre o monitoramento do segundo ano de implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). O grande objetivo será fazer uma grande pressão sobre líderes e políticos para que cumpram os tratados e as leis nacionais e internacionais, no sentido de garantir educação pública, gratuita, e de qualidade para todas e todos.  

Todas as informações e materiais sobre a SAME no Brasil já estão disponíveis no portal http://semanadeacaomundial.org

Entre os assuntos que serão abordados nessa página virtual, e serão discutidos no país, destacam-se os eixos centrais abaixo, com ênfase para o monitoramento dos prazos do 2º. Ano do PNE (art. 9º; metas 1, 3, 18 e 19; estratégias 7.21, 20.6 e 20.9):  

- Sistema Nacional de Educação (SNE);

- Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi) e Custo Aluno Qualidade (CAQ);

- Exclusão escolar;

- Diversidades;

- Participação;

- Gestão Democrática da Educação;

- Planos de Carreira para os profissionais da educação;

- Emenda Constitucional nº 59;

- Recomendações feitas pelo Comitê dos Direitos da Criança da ONU ao Brasil;

- Luta contra a Privatização da Educação;

- Marco de Ação Educação 2030.  

Como participar da SAME 2016? Qualquer pessoa, grupo ou organização pode participar da SAM, discutindo o tema e realizando atividades em creches, escolas, universidades, sindicatos, praças, bibliotecas, conselhos, e secretarias, envolvendo tod@s os que se interessam pela defesa da educação pública, gratuita, e de qualidade no Brasil.   

Para obter mais informações sobre a SAME 2016 no Brasil escreva para: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.